3 tipos de Chefe que vão te adoecer.

O assédio não se restringe à violência de patrões com seus subordinados. Existem tipos de assédio moral que são determinados de acordo com a origem.

“-Como assim?”

Eu explico:

  • Descendente – de superior para o empregado
  • Ascendente – de empregado para superior
  • Linear – entre colaboradores em mesmo nível hirárquico
  • Misto – de vários níveis da hierarquia
  • Corporativo – a instituição prega a cultura do assédio
  • Cyber – oriundo do mundo digital

Todos eles serão abordados, assim como suas particularidades e de antemão peço sua contribuição, como achar melhor, com opiniões e sugestões.

Mas é unânime que o assédio moral mais impregnado na nossa sociedade é a de chefes para subordinados, já que estes detém o poder de demissão e coação sobre os seus funcionários.

Veja os 3 chefes que podem estar prejudicando suas noites de sono tranquilo:

1 –  Confuso, esquecido e bipolar

Por mais que você atenda tudo que é solicitado, exerça bem sua função, nunca vai estar em conformidade com este perfil que não sabe ao certo o que quer. O estresse de ter que refazer, várias vezes até, o mesmo trabalho por ordens contraditórias e informações erradas cria o sentimento de inutilidade no trabalhador pois não há como desempenhar bem as atividades ou ter reconhecimento futuro. Este estilo de chefe assediador age mais por ignorância e entre os tipos de chefe assediador é o mais fácil entre os outros de tratar.

2 – Insensível, cruel, frio e metódico

Pesquisas muito criteriosas apontam que 4% da população mundial é de pessoas psicopatas e 16% quando falamos de chefes, perfis que não agem considerando os efeitos dos seus atos sobre os outros, indivíduos que não sentem culpa e tomam atitudes baseados unicamente no seu ganho. O “nós” não existe, a menos que ele ganhe muito com isso. Este assediador costuma ser racional e inteligente, difícil de lidar pois une o poder formal conferido pela sua posição na empresa à total falta de remorso pelo que faz.

3 – Inseguro, mentiroso, vingativo

Conta vantagem, procura sempre se auto-afirmar, falando de si e situações em que ele se sobressaiu. Por não ter confiança nele próprio você podeira pensar que é entre os perfis de chefes insanos o menos prejudicial, se engana. O chefe inseguro pode mentir sobre erros próprios e culpar alguém, se apropriar de méritos alheios ou querer prejudicar seu subordinado por acreditar que tem que revidar algo. Para se impor ele abusa de autoritarismo e tem atitudes covardes para provar “quem manda”.

 

 

 

 

 

 

 A proposta do site Assédio Moral nunca foi criticar uma pessoa ou outra específicamente e sim os perfis de chefes ruins, por entendermos que estes degradam o ambiente de trabalho e adoecem seu membros. Você já se deparou com algum desses maus chefes? Como foi sua experiência?

 




Comentários